Aikido é uma arte marcial
japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), aproximadamente
entre os anos de 1930 e 1960,1 como um compêndio dos seus estudos marciais,
filosofia e crenças religiosas. O aikido é frequentemente traduzido como "o
caminho da unificação (com) da energia da vida",2 ou "o caminho do
espírito harmonioso".3 O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os
seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque
adversário. O cerne desta arte marcial orbita em torno do uso pragmático da
energia num combate, no controlo desse fluxo. Os praticantes desta arte
respeitosamente chamam seu criador de O-Sensei ("grande mestre"), ou
Fundador.4
O aikido é exercido através da
combinação de movimentos atacantes, redireccionando a força adversária, ao
invés de combatê-la directamente. Isto requer uma reduzida força física, uma
vez que o aikidoka (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando
entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas
são complementadas com várias projecções, torções e contusões comuns.5
Ueshiba concebeu o Aikido a
partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, mas principalmente
baseando-se no estilo da escola vetusta do daito-ryu aiki-jujutsu, com sensei
Sokaku Takeda, ao qual incorporou técnicas do kenjutsu (técnica da espada) e do
jojutsu (técnica do bastão curto). Em 1920, o aikido divergiu-se desse estilo,
em parte devido ao envolvimento de Ueshiba com a religião Omoto-kyo.6 Noutra
mão, a despeito da origem guerreira, o carácter distintivo reside do modo
preciso em não se opor ao adversário, mas, antes de mais, envolvê-lo e utilizar
de sua própria agressividade e energia. E, conforme o nome da arte sugere, toda
sua prática está intimamente relacionada ao conceito de ki, uma energia natural
que flui no corpo humano: o aikido extrapola e faz do controle/harmonização do
ki a sua mola mestra, isso claro no estudo do princípio do aiki (relacionado ao
kiai), que tem estado presente nas mais diversas disciplinas orientais, o qual
pretende resolver uma deficiência não pelo choque mas pela concórdia.7 Outro
importante atributo desta arte é seu apego ao desenvolvimento espiritual. Isso
advindo dum dos mentores de Ueshiba, o monge Onisaburo Deguchi, líder da seita
Oomoto-kyo, no Japão, a quem, depois de um encontro fortuito, passou a seguir e
ser protector pessoal.8
Após várias décadas, a unidade da
arte marcial manteve-se quase intacta, permanecendo sob a conduta dos seus
sucessores naturais, Kisshomaru Ueshiba (1921-1999) e Moriteru Ueshiba (1951).
Todavia, isto não impediu que outras entidades surgissem, cada qual com uma
proposta e uma obrigação particular sobre a modalidade. Porém, ao praticante
realmente comprometido, resta a consciência de sua origem.9 Estudantes seniores
de Ueshiba possuem diferentes enfoques sobre o aikido, dependendo parcialmente
do momento da sua aprendizagem com o mestre. Hoje em dia, o aikido pode ser
encontrado em todo o mundo em vários estilos, com amplas interpretações. No
entanto, todos eles possuem o conhecimento adquirido a partir de Ueshiba em que
a preocupação com o bem-estar do oponente deve ser considerada.
Etimologia e filosofia
"Aikido" escrito com
"ki" em antigos caracteres.
A palavra "aikido" é
formada por três ideogramas kanji:
– ai – unido, unificado,
combinado, ajuste
– ki – espírito, energia, clima,
ânimo, moral
– do – sentido, trajeto, caminho
O termo "aiki" não é
comummente empregue na língua japonesa. Isso originou inúmeras interpretações
possíveis da palavra. O ideograma ? é usado principalmente em compostos que
significam "combinar, unir, juntar, reunir". Como por exemplo ??
(combinado/unido); ?? (composição); ?? (unir/combinar/juntar); ??
(união/aliança/associação); ?? (combinar/unificar); e ?? (acordo mútuo). Existe
uma ideia de reciprocidade, ???? (para se conhecer um ao outro); ????
(falar/discussão/negociação); e ?????? (conhecer por marcação/hora marcada).
O ideograma ? é muitas vezes
utilizado para expressar um sentimento, tal como em ???? ("eu sinto",
em termos de pensamento, mas com um menor raciocínio cognitivo); ???
(sentimento/sensação); e ?? (ânimo/mural). Este carácter é empregue para
designar energia ou força, como em ?? (electricidade) e ?? (magnetismo).
O termo do está também presente
noutras artes marciais como no judo, kendo, assim como em artes marciais mais
pacíficas como em shodo (caligrafia japonesa), kado (arranjos florais) e chado
ou sado (cerimónia do chá).
Portanto, a partir de um ponto de
vista puramente linguístico, "aikido" significa "o caminho de
combinar forças". O termo aiki refere-se ao principio ou táctica das artes
marciais de desagregar movimentos atacantes, com o propósito de controlar as
acções do oponente, utilizando o mínimo de força possível.10 Praticar o aiki,
passa por compreender o ritmo e a intenção do atacante e encontrar a posição e
o tempo ideais para aplicar a técnica contrária ao ataque. Isto é muito
semelhante aos princípios expressos por Kano Jigoro, o fundador do judo.
História
O-Sensei Morihei Ueshiba, fundador
do aikido.
O aikido foi criado por Morihei
Ueshiba (em japonês: ?? ?? Morihei Ueshiba, 14 de dezembro de 1883 – 26 de
abril de 1969), referido por alguns praticantes de aikido como O-Sensei
("Grande Mestre").11 Ueshiba imaginou o aikido não apenas como uma
síntese do seu treino marcial que foi desenvolvendo durante vários anos, mas
como uma expressão pessoal da sua filosofia sobre a paz universal e
reconciliação. Durante a vida de Ueshiba e prolongando-se até à actualidade, o
aikido evoluiu a partir do conceito do "aiki" que Ueshiba havia
estudado através de várias expressões artísticas marciais provenientes de
várias regiões por todo o mundo.12
Desenvolvimento inicial [editar]
Ueshiba desenvolveu primeiramente
o aikido a partir de finais de 1920 até à década de 1930, através de
conhecimentos adquiridos de diversos estilos antigos de artes marciais que
havia estudado.13 A essência da arte marcial da qual o aikido deriva, provém do
Daito-ryu aiki-jujutsu, uma arte marcial japonesa que Ueshiba teria estudado
sob a orientação directa do mestre Sokaku Takeda, o restaurador desta arte.
Adicionalmente, Ueshiba é reconhecido por ter estudado em escolas tradicionais
japonesas como Tenjin shinyo-ryu, com Tozawa Tokusaburo, em Tóquio, 1901;
Gotoha Yagyu Shingan-ryu com Masakatsu Nakai em Sakai entre 1903-1908; e judo
com Takagi Kiyoichi (?? ???) em Tanabe, em 1911.14
O estilo da escola Daito-ryu é a
principal influência técnica do aikido. Juntamente com técnicas de mãos livres,
com bloqueios e chaves a articulações, o Ueshiba incorporou técnicas baseadas
na utilização de armas como a lança (Yari), luta da vara (Jo) e possivelmente
com a baioneta (??). No entanto, e apesar de todas estas influências marciais,
a técnica do aikido possui uma estrutura com fortes traços da arte marcial de
combate com espada, designada de kenjutsu.
Mestre Sokaku Takeda
Em 1912, Ueshiba mudou-se para
Hokkaido, uma ilha setentrional e bastante inóspita do arquipélago nipónico,
como cabeça de um grupo colonizadores e aventureiros. Por volta de 1915,
Ueshiba encontrou-se na ilha com o mestre guerreiro do clã homónimo, Sokaku
Takeda. Este foi considerado o último representante da arte marcial, à época
conhecida como Daito-ryu aiki-jujutsu. Uma arte um tanto obscura, pois era
praticada segundo o sistema hereditário dos clãs samurai. Desde o encontro,
Ueshiba passou a treinar com Sokaku Takeda. A sua associação oficial com
Daito-ryu prevaleceu até 1937.13 Durante a última metade desse período, Ueshiba
começou a distanciar-se de Takeda assim como da escola Daito-ryu. Naquela
época, ainda na sua fase embrionária, a arte marcial de Ueshiba era denominada
de "Aiki Budo". Não existe certezas sobre quando Ueshiba começou a
utilizar o nome "aikido", contudo esta denominação foi oficializada
em 1942, quando a Grande Casa das Excelências Marciais do Japão (Dai Nippon
Butoku Kai) estava envolvida com uma reorganização e centralização de artes
marciais japonesas, subvencionada pelo governo.5
Influências religiosas [editar]
Onisaburo Deguchi
Na segunda metade da década de
1920, retornando à terra natal, Ueshiba conheceu e foi profundamente
influenciado por Onisaburo Deguchi, líder espiritual da religião Omoto-kyo (um
movimento neo-xintoísta) em Ayabe.15 Uma das características principais da
Omoto-kyo baseia-se na consecução da utopia durante uma vida. Esta foi,
portanto, uma influência de significante importância sobre a filosofia das
artes marciais de Ueshiba, de amor e compaixão principalmente para aqueles cujo
o ódio é o seu principal infortúnio. O aikido evidência essa filosofia numa
essência apurada através da masterização das artes marciais, para que seja
possível auferir um ataque e redirecciona-lo inofensivamente em sentido oposto.
Esse aspecto religioso, combinado com treino e com suas algumas correntes
ideológicas e políticas, criou a cércea na qual uma novel arte marcial emergiu.
Pode-se afirmar que o aikido surgiu de um processo de evolução pessoal, o qual
ficou marcado como paradigma a ser seguido pelos aikidoka.16 Em suma, o
aikidoka é não só um defensor como um atacante, saindo ileso da investida
adversária.17
Para além do resultado do seu
crescimento espiritual, a relação com Deguchi proporcionou a Ueshiba a entrada
para os círculos da elite política e militar enquanto um mestre de artes marciais.
Como desfecho dessa admirada exibição, Ueshiba foi capaz de atrair não só apoio
financeiro, mas também alunos com capacidades distintas. Vários desses alunos
foram capazes de definir os seus próprios estilos de aikido.18.
Divulgação internacional
Durante o estabelecimento de sua
escola, mestre Ueshiba manteve contacto com diversos mestres, das mais variadas
escolas e estilos de artes marciais. Em 1951, esta arte marcial japonesa
começou a ser difundida em todo o mundo por Minoru Mochizuki, quando este
viajou até França, onde introduziu técnicas de aikido em escolas de judo.19 No
entanto, foi Tadashi Abe que a partir de 1952 deu continuidade ao ensino desta
arte marcial no ocidente. Tadashi permaneceu na França por sete anos, e
tornou-se no representante oficial da sede da fundação Aikikai Hombu, uma
organização que agrupa várias instituições de aikido. O professor Kenji Tomiki,
fundador do estilo japonês Aikido Shodokan, viajou com uma declaração a várias
artes marciais através de quinze estados continentais dos Estados Unidos, em
1953.18 Mais tarde, no mesmo ano, Koichi Tohei foi enviado pelo dojo Aikikai
Hombu para o Havaí, onde permaneceu durante um ano, estabelecendo inúmeros
dojo.20 Seguido por outras numerosas visitas, este foi considerado o ponto da
introdução formal do aikido nos Estados Unidos. O Reino Unido, foi o destino
subsequente em 1955, seguido da Itália em 1964 por Hiroshi Tada e Alemanha por
Katsuaki Asai em 1965. Seiichi Sugano foi nomeado para apresentar o aikido à
Austrália em 1965. Hoje em dia existe escolas de aikido operantes em todo o
mundo. Através do famoso actor americano Steven Seagal, o aikido foi exibido em
vários filmes de Hollywood na década de 1990.
Proliferação de organizações
independentes
Monge Onisaburo Deguchi
A maior organização de aikido
actualmente existente é a Fundação Aikikai que permanece sob o controle da
família Ueshiba. Apesar de tudo, a divulgação desta arte marcial pelo mundo,
teve como consequência o aparecimento de vários estilos, os quais foram maioritariamente
desenvolvidos pelos principais estudantes de Morihei Ueshiba.18
Os primeiros estilos
independentes que tiveram significante repercussão foram o Yoseikan Aikido,
iniciado por Minoru Mochizuki, em 1931; o Aikido Yoshinkan fundado por Gozo
Shioda em 1955;21 e o Aikido Shodokan, desenvolvido por Kenji Tomiki em 1967.22
O aparecimento destes estilos ocorreram durante a vida de Ueshiba, algo que não
ocasionou em grandes conflitos quando foram formalizados enquanto disciplinas
pertencentes ao aikido. Contudo, o Aikido Shodokan, originou em algumas
controvérsias uma vez que introduziu uma regra única de competição que alguns
aikidokas encararam com algo contrário ao espírito do aikido.18
Após a morte de Ueshiba, em 1969,
mais dois estilo de aikido emergiram. A principal controvérsia até aqui
originada ocorreu após a saída do mestre Koichi Tohei do Aikikai Hombu Dojo, em
1974. Tohei abandonou o dojo após um desentendimento com o filho do fundador,
Kisshomaru Ueshiba, que na época administrava a Fundação Aikikai. A desavença
ocorreu sobre o caminho apropriado para o desenvolvimento do ki nos treinos
regulares de aikido. Depois de Tohei deixar a instituição, este fundou o seu
próprio estilo, designado de Shin Shin Toitsu Aikido, o qual é governado pela
organização Ki Society (Ki no Kenkyukai).23 O último grande estilo evoluiu da
aposentadoria de Ueshiba em Iwama, Ibaraki, cujo a metodologia de ensino a
longo prazo foi da autoria de Morishiro Saito. Este estilo é oficialmente
conhecido por "estilo Iwama", e até certo ponto, um reduzido número
de seguidores formaram uma pequena rede de escolas as quais denominaram Iwama
Ryu. Apesar dos praticantes do estilo Iwama conservarem o aikido após a morte
de Saito em 2002, os seguidores do mestre dividiram-se em dois grupos. Um deles
permaneceu com a Fundação Aikikai enquanto que o outro formou uma associação
independente, a Shinshin Aikishuren Kai em 2004 baseada nos conhecimentos do
filho de Morihiro, Hitohiro Saito.18
Hoje em dia, os principais
estilos de aikido luta individualmente por uma organização independente do
governo, e possuem uma sede própria no Japão designada de Aikikai Hombu Dojo, a
qual direcciona e coordena as regras do estilo Aikikai, servindo como base para
as várias associações nacionais espalhadas pelo mundo.
Estilos de aikido
Tachiwaza nikkyo omote ou
"técnica em pé, segundo princípio, forma frontal".
Projeção
Conforme sucedeu com outras artes
marciais japonesas, depois que o Fundador faleceu (sendo a figura unificadora),
fatores internos levaram à fragmentação da modalidade e, assim, hoje a arte
possui algumas ramificações, a maioria criados por antigos alunos de O-Sensei.
Por outro lado, alguns apontam que o aiquidô não possui estilos verdadeiros,
eis que o próprio Fundador admitia que os instrutores ensinassem conforme seu
entendimento.
Aikikai
O aikikai está relacionado à
Fundação Aikikai no Japão encabeçada pelo Doshu Moriteru Ueshiba, neto do
fundador. Em caráter global, o estilo é representado pela Federação
Internacional de Aikido (IAF). Diferentemente de outras escolas, no Aikikai
cada mestre busca sua própria interpretação do aiquidô. Isso reflete em uma
grande diversidade técnica dentro da organização, do "estilo". De
qualquer maneira, a técnica é sempre fluída e não há competições de nenhuma
forma.
Iwama Ryu
O estilo Iwama, também conhecido
por Iwama-ryu ou Iwama Juku, trata-se de um nome informal para o estilo de
aiquido ensinado por Morihei Ueshiba no dojo de Iwama. É comumente utilizado
para descrever o estilo praticado por Morihiro Saito, um dos discípulos que
estudou por mais tempo diretamente com O-Sensei (de 1946 até 1969). O estilo de
Iwama inclui um estudo combinado do aiki-jo (bastão), do aiki-ken (espada) e do
tai-jutsu (técnicas de mãos livres). Podemos encontrar praticantes do Iwama-ryu
dentro e fora da fundação Aikikai. A maior organização independente do estilo é
a Iwama Shin Shin Aiki Shurenkai, encabeçada por Hitohiro Saito, filho de
Morihiro Saito.
Shin Shin Toitsu Aikido
Também conhecido por Ki-Aikido, o
Shin Shin Aikido Toitsu foi desenvolvido por Koichi Tohei com base em estudos
realizados com o mestre Tempu Nakamura (fundador do Shin Shin Toitsu Do, ou
"caminho da unificação mente-corpo"). Este sistema peculiar é
caracterizado por técnicas muito subtis e fluídas, com ênfase no
desenvolvimento da energia (ki).
Aikido Shodokan
O estilo Shodokan, também
conhecido por Tomiki Aikido, foi fundado pelo mestre Kenji Tomiki. É o único
estilo que permite a competição, sendo uma mistura da forma original com o
método de ensino do judo moderno. Incorpora várias formas de desequilíbrio,
esquiva, golpes, torções, arremessos, rolamentos e giros no seu repertório
técnico. Ele ensina desde técnicas tradicionais até técnicas desenvolvidas para
o meio competitivo. O Shodokan engloba kata, treino livre, competição e defesa
pessoal. A participação em competições não é obrigatória.
Yoshinkan
Fundado por Gozo Shioda, o Aikido
Yoshinkan possui ênfase na eficiência em combate devido à qual é frequentemente
visto como um estilo duro (hard style) em alternativa aos estilos concentrados
na fluidez, estética e espiritualidade. É ensinado à polícia municipal de
Tóquio.
Shin'ei Taido
O Shin'ei Taido ou Noriaki Inoue,
foi criado pelo sobrinho do fundador do aikido, o sensei Noriaki (Yoichiro)
Inoue (1902-1994).
Korindo
O Aikido Korindo foi criado por
Minoru Hirai, antigo discípulo do Fundador no Aikikai Hombu Dojo em Tóquio.
Este mestre foi também o responsável pela criação do nome da arte marcial,
quando em 1942 foi delegado da instituição perante o Butoku-kai.
Treino
No aikido, assim como em
praticamente todas as artes marciais japonesas, o treino é baseado em aspectos
físicos e mentais. O treino físico no aikido é diversificado, abrangendo tanto
a aptidão e condição física, como preparação e ensaios de técnicas específicas
da modalidade.26 A maioria dos exercícios técnicos do aikido consistem em
projeções e/ou arremessos, onde a aprendizagem de métodos de queda são
essenciais ao praticante. As técnicas específicas de ataque incluem tanto
golpes de punho como em garra, já as técnicas de defesa consistem em
projecções, desvios e torções/contusões das articulações do adversário.
Aptidão
Ukemi é um elemento de
significante importância nos treinos de aikido.
Os objetivos do treino físico
prosseguidos em conjunto com o aikido incluem o o controle da técnica de
relaxamento, da resistência e exercícios de preparação para flexibilidade, não
sendo enfatizados ensaios com foco ao treinamento de força. No aikido, os
movimentos de empurrar e alongar são frequentemente utilizados em detrimento de
movimentos de contração como puxar o oponente. Esta característica pode ser
aplicada aos treinos gerais sobre a aptidão física do praticante de aikido.
Nesta arte marcial, diversos
músculos são trabalhados, dada a enorme diversidade das técnicas de aikido,
melhorando o tónus muscular. Trata-se de uma disciplina que aborda todo um
processo educacional para o adestramento da mente, corpo e espírito. O treino
de aikido enfatiza a utilização coordenada de movimentos de todo o corpo, assim
como do equilíbrio semelhante ao yoga ou pilates. A maioria dos dojos iniciam
as aulas com exercícios de aquecimento os quais podem fazer parte os
alongamentos e ukemi.
Funções de uke e nage
O treino de aikido fundamenta-se
principalmente na aplicação de dois parceiros que pratica movimentos
pré-determinados (Kata). O padrão base consiste em sequências de movimentos
atacantes por parte do uke, o receptor da técnica, que inicia um ataque contra
a pessoa que aplica a técnica - o tori ou shite
(dependendo do estilo do aikido), também referido como nage
"atirador" (quando se aplica uma técnica de arremesso), que
neutraliza o ataque com uma técnica de aikido.
Tanto o uke como o nage, são
considerados elementos essenciais para a prática do aikido. Ambos estudam os
princípios do aikido de harmonia e adaptação. O nage deve compreender
combinações sobre o controle da energia de ataque, enquanto o uke aprende
atributos como serenidade e flexibilidade em situações desvantajosas, em posições
instáveis de desequilíbrio comparativamente com o seu oponente. Esta
"recepção" da técnica é designada de ukemi. O uke procura
continuamente a tomada de posição para o ataque, abordando pontos vulneráveis
do nage. Este por sua vez utiliza a posição e o momento adequado para manter o
uke em desequilíbrio e vulnerável ao ataque contrário. Em treinos de nível
avançado, o uke, aplica por vezes técnicas de reversão para recuperar o
equilíbrio e prender ou arremessar o nage.
Ukemi refere-se ao ato de receber
uma técnica. Um uekemi envolve total atenção da técnica, do parceiro e do
ambiente imediato onde o praticante se insere - é um ativo e não um passivo na
recepção da técnica. A queda em si é parte integrante do aikido, e é uma forma
do profissional auferir, com segurança, o que seria um ataque devastador de
arremesso ou impacto.
Ataques básicos
As técnicas do aikido são
normalmente movimentos defensivos sobre o ataque. Isto requer um conhecimento
alargado sobre vários movimentos atacantes por forma a que o parceiro de treino
pratique habilmente esta disciplina. Apesar dos ataques não serem estudados
tanto quanto nas artes em que o foco principal são os golpes ofensivos ou
imobilizações, no aikido é necessário aprender correta e eficazmente a
aplicação da técnica sobre os mais variados tipos de ataque.
O repertório técnico da
modalidade é baseado no koryu Daito-ryu, de luta desarmada. A despeito disto, a
técnica fundamenta-se nos movimentos ideais da manipulação da katana ou outro
tipo de arma.3 Assim cada muitos dos movimentos atacantes (?? uchi?) do aikido,
seja de punho ou deslocamentos e projeções, possuem um correspondente realizado
com a espada ou faca.30 Outras técnicas como socos (tsuki), possuem
características semelhantes a ataques ofensivos com a utilização de uma faca ou
espada. Os pontapés reservam-se a variantes de nível superior. Isto deve-se à
gravidade dos golpes de pernas e consequentes lesões a que os praticantes estão
sujeitos. Com isto, durante o Japão feudal, os chutes (em particular chutes
altos) eram impraticáveis na maioria das competições.
Características
Denominação
O termo aiquidô (aikido) é
composto por três ideogramas kanji: ? (ai), harmonia; ? (ki), energia; e ?
(do), caminho. O que, numa tradução mais ou menos literal, significaria
«caminho para harmonização de energia» ou «caminho para harmonia de energia».
"Ki" é o mesmo que "Chi" do chinês. Estes termos são os que
entram em energia. A energia que flui de cada ser.
O termo dô pode ser achado no
judô ou no kendo, ou na arte da caligrafia (shodo) ou do arranjo de flores
(kadô). O termo aiki refere-se ao princípio da luta de absorver o movimento dos
atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço. Se inspira no tao ou
o todo ou o caminho, não se admitindo competição e onde o treino procura
desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos
fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem
incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão curto) e tanken
ou tantô (faca de madeira).
Em combate, não há o costume de
recuar.
Se o adversário puxa o aiquidoca,
este o empura e logo o gira.
Se o adversário avança, o
aiquidoca o gira e tão logo o puxa.
Se especializa em torções dos
membros superiores, bem como mãos e dedos, além de desequilíbrios.
Na sua teoria espiritual, parte
fundamental da luta, o aiquidô busca a harmonia dos seres com uma energia
universal chamada ki, comum às práticas zen e à ioga. Este termo não tem uma
tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos:
respiração, sopro vital, espírito, energia ou intenção (nas imagens quem está
aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é
chamado uke).
Etiqueta
O motivo pelo qual se usa a calça
hakama reside no fato de que por suas sete pregas tem-se a representação das
sete virtudes do samurai, das quais uma é a etiqueta (respeito), pelo que um
aiquidoca deve dar muita atenção à etiqueta, principalmente dentro de um dojô.
O atual Doshu (Do= caminho; Shu=
mestre), Moriteru Ueshiba, pratica o Cha No Yu (cerimônia do chá), que é em
essência a prática da etiqueta.
Cada dojô tem suas peculiaridades
sobre etiquetas e protocolos, mesmo no Japão, mas alguns comportamentos são
mais claros a todos japoneses do que aos ocidentais não iniciados:
Ao adentrar e ao sair do dojô e
do tatame, fazer reverência em direção ao kamiza (altar xintoísta) – Quando
estiver entrando, a reverência representa seu sentimento de solicitação, de
humildade. Quando estiver saindo, representa seu sentimento de gratidão.
Ao começar e terminar o treino,
fazer reverência em seiza (ajoelhado) ao kamiza e ao shidoin (instrutor).
Ao início e ao término da prática
a dois, fazer uma reverência ao parceiro de treino. - Ao início pode-se dizer
Onegai shimasu (por favor), ou, mais formalmente Onegai itashimasu. Ao término,
pode-se dizer Arigatou gozaimashita (muito obrigado), ou, mais formalmente,
Domo arigatou gozaimashita.
Quando o sensei (mestre) ou
shidoin (instrutor) estiver lhe dando orientações, permanecer na posição de
seiza (ajoelhado) e após o término, agradecer com uma reverência. – Permanecer
nessa posição denota humildade para receber os ensinamentos, enquanto
permanecer em pé seria como conversar com um colega.
Se precisar pedir instruções ao
sensei, não o chame. – Dirija-se ao sensei para lhe pedir a instrução.
Lembre-se que para o samurai o discípulo é quem deve servir a seu mestre.
Pague a mensalidade em dia. - Aos
olhos ocidentais, esta regra pode parecer materialista, mas a mensalidade é uma
adaptação moderna do envelope que os discípulos depositavam no kamiza após o
treino, como forma de agradecimento aos ensinamentos passados.
Não cruzar os braços dentro do
dojo.- No Japão, cruzar os braços é um sinal de desavença.
Não arregassar as mangas dentro
do dojo – No Japão, arregaçar as mangas é um sinal de desavença. Se não houver
jeito, arregaçar as mangas para dentro.
Manter o dogi (do = caminho; gi=
vestimenta) em ordem. – Mantê-lo sempre limpo, bem-passado, com o obi (faixa)
alinhado e o paletó adequadamente fechado são sinais de disciplina.
Quando estiver no tatame, não
apoiar as costas nas paredes.– Essa regra existe tanto pela questão
disciplinar, quanto pelos aspectos marciais.
Competição
O aiquidô é uma modalidade
marcial na qual não existe a prática de competição. Diferentemente do que
sucedeu com outras modalidades modernas de budo, nas quais se enfatizou a
realização de disputas entre atletas e de torneios, na arte de Ueshiba esse
aspecto não existe, pois refoge do escopo original: o treinamento ostensivo do
corpo e da mente serve como disciplina primaz para nortear o ser humano no
caminho da evolução espiritual. Com isso, busca-se manter intacto o verdadeiro
e tradicional budo.
Técnicas
O repertório técnico da
modalidade é baseado no koryu Daito-ryu, de luta desarmada. A despeito disto,
os movimentos são inspirados pelos movimentos de manipulação da katana, isto é,
cada movimento, seja das mãos, seja um deslocamento ou projeção, possui um
correspondente realizado com a espada.
Caimento
O-Sensei Morihei Ueshiba dizia
"caímos sete vezes e nos levantamos oito". Por ser basicamente um
budô sem kumite, treina-se metade do treino como tori (ou nage, aquele que
aplica o golpe, que se defende) e metade como uke (aquele que recebe o golpe,
que faz o ataque).
Por isso é essencial o eterno
desenvolvimento não só das técnicas de tori, mas também das técnicas de uke,
que incluem as técnicas de rolamento, ou quedas, ou ukemi.
Filosoficamente, o espírito de
"cair sete vezes e se levantar oito" representa os momentos em que as
quedas na vida são inevitáveis. Nesses momentos o aiquidoca deve saber como se
comportar durante a queda inevitável, preservando seus pontos vitais e também
como erguer-se posteriormente.
Nas técnicas, representa o fato de
que após as quedas o uke não fica estendido ao chão, mas levanta-se utilizando
a própria cinética da queda. Para tanto, o uke deve treinar intensamente essas
quedas individualmente previamente para que quando for utilizá-las, as quedas
sejam mais fluidas e mais eficazes. Daí porquê nos levantamos oito vezes.
Posturas
As três posturas básicas do
aiquidô também vem das posturas da espada, com os pés na posição de L, sendo o
pé que está à frente correspondente ao mesmo lado da mão que está à frente e
alinhando umbigo, mão, dedão do pé e posição do olhar. São elas:
Chudan no kamae - posição das
mãos à meia-altura.
Jodan no kamae - posição das mãos
à altura da visão.
Gedan no kamae - posição das mãos
em direção ao chão.
Técnicas de movimentação
O aiquidô, como o próprio nome já
denota, prima pela manipulação das energias correntes num combate, daí que o
princípio da não-agressão é expresso por não se contrapor a um golpe
adversário, pero, antes disso, receber esse golpe e direcioná-lo de volta ao
agressor. Desta feita, estuda-se como o corpo inteiro deve mover-se, no escopo
de atingir esse desiderato de não se contrapor, aplicando-se os conceitos de
tai sabaki, ashi sabaki, te sabaki, metsuke e outros.
A movimentação do corpo inteiro,
ou tai sabaki, está ligada à movimentação do tanden (região abaixo do umbigo,
também chamada de ponto um, saika tanden, saika no itten, kangen ou de hara —
barriga). A propóstio, o ideograma de sabaki representa uma costureira cortando
um tecido com sua tesoura. Da mesma forma o sabaki deve ser executado em um
movimento só.
Irimi undo
Ten shin undo
Ten kan undo também chamado de
ten kai
Kaiten ashi undo também chamado
de mawashi ashi e de kaiten mawashi
Irimi tenkan undo também chamado
de zen poko hou tenkan
Sai undo
O aiquidoca deve vislumbrar o
caminho a ser percorrido pelo sabaki e executá-lo em um tempo, tal qual a
costureira traçando seu caminho com a tesoura.
Didaticamente ensina-se os
shoshinsha (iniciantes) passo-a-passo, mas deve-se ter em mente que após
aprender o movimento, deverá executá-lo em um tempo.
Undo significa exercício.
Movimentando-se o copor, mister
lembrar que os deslocamentos são feitos com o movimento das pernas, ou ashi
sabaki, também chamado de un-soku (sensação das solas dos pés). Consiste no
treino focado na movimentação dos pés.
Tsugi ashi undo - "pés
deslizantes". Partindo da posição de kamae, o pé que está à frente é
deslizado um passo à frente e o segundo pé se aproxima, voltando à posição
inicial.
Okuri ashi undo - "pés que
empurram". Partindo da posição de kamae, o pé que está atrás é deslizado
meio passo em direção ao pé que está à frente e então outro pé se desloca à
frente, voltando à posição inicial.
Ayumi ashi undo - "pés
naturais". Entende-se como os passos dados de forma natural, considerando
o caminhar do samurai. Um passo é dado por vez, alternando-se os pé que estão à
frente, mas voltando sempre à posição de kamae a cada passo.
Shikko - Equivalente ao ayumi
ashi em suwari waza. Do kamae ajoelhado, caminha-se erguendo-se os joelhos e
alternando-se o joelho que está à frente.
Formas omote e ura [editar]
Basicamente todos os golpes podem
ser executados na forma omote waza e ura waza. Estes conceitos podem variar,
mas estão ligados aos conceitos de yin e yang. Algumas das definições são:
Omote waza - quando o nage se
move pela frente do uke; quando o nage, após executar o golpe, moveu-se para
frente de onde estava incialmente; quando o nage executa um movimento reto;
quando o nage executa um movimento incisivo, ativo; quando o movimento é correto.
Ura waza - quando o nage se move
por trás do uke; quando o nage, após executar o golpe, voltou sua frente para
trás de onde estava inicialmente; quando o nage executa um movimento redondo;
quando o nage executa um movimento receptivo, mais passivo; quando o movimento
é de contra-golpe.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aikido
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