quarta-feira, 29 de maio de 2013

EQUIPE DE JUDÔ - FACULDADE SOCIAL DA BAHIA


A Faculdade Social da Bahia incentiva o esporte. Prova disso é a Equipe de Judô que conta com atletas de nível nacional e internacional.

A manutenção da Equipe só se torna possível por conta de uma parceria da citada instituição com o Esporte Clube Vitória, sendo este responsável pela ajuda de custos dos atletas. Cabendo à faculdade disponibilizar bolsas de estudos para os atletas. Tais bolsas podem chegar até à 100% do valor do curso.









ENTREVISTA - Odilon Lopes Paiva


 
DATA DE NASCIMENTO: 21/03/78

CURSO QUE FAZ NA FACULDADE SOCIAL DA BAHIA: Direiro - SEMESTRE: 6º


ESPORTE QUE PRATICA E HÁ QUANTO TEMPO.
Jiu jitsu, 10 anos

DE ONDE SURGIU A VONTADE DE PRATICAR ESSE ESPORTE E COMPETIR:
Devido a facilidade de aprendizado fui incentivado por colegas a competir aos 3 meses de treino. desde então nunca mais parei.

1)DEFINA COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDE POR SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

Equilíbrio entre corpo e mente.

2) VOCÊ TEM O DEVIDO CUIDADO COM SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL NO SEU PERÍODO DE TREINO PRÉ E PÓS COMPETIÇÃO? COMO VOCÊ CUIDA DELA? (SAÚDE FÍSICA E MENTAL).

Sim. Intensificando os treinamentos físicos (musculação, funcional e cardio respiratória) e aumentando a concentração e estudo dos adversários (mente).


3) COMO VOCÊ CONSEGUE CONCILIAR ESTUDO, TRABALHO E TREINOS?
 
Dividindo bem o tempo, porém nos períodos de competição sempre aperto um pouco o tempo do estudo e do trabalho.


4) VOCÊ TEM DIFICULDADE DE CONSEGUIR PATROCÍNIO? POR QUE.

Dificuldade de patrocínio é uma constante na vida de qualquer atleta, ainda mais na Bahia.

5) VOCÊ JÁ FEZ USO DE SUBSTÂNCIAS ILEGAIS?

Nunca! Inclusive "proíbo" meus alunos buscando alertá-los para os riscos à saúde.
ENTREVISTA - Carlos Magno R. Pinheiro

 
2 – GRADUAÇÃO: Jiu-Jitsu Faixa Preta, MuayThai faixas Marron e Branca
3 – COMEÇOU  HÁ QUANTO TEMPO? 2001 (11 anos)
4 – É OU FOI COMPETIDOR? Fui       HÁ QUANTO TEMPO? 4 anos
 
5 – QUAL SEU TÍTULO MAIS IMPORTANTE? 4 Campeonatos, 3 Baianos, 4 medalahas de Prta, 2 lutas de MMA, 2 vitórias (1 por nocaute e outra por ponto).
 
6 – ACHA IMPORTANTE A ARTE MARCIAL PARA TODAS AS PESSOAS? POR QUE?
Sim. Além de promover saúde, promove disciplina e educação, auto-estima e respeito ao próximo e interage e socializa, espírito de equipe, etc.
7 – O INCENTIVO AO LUTADOR DE MMA NO BRASIL E NA BAHIA É BOM?
Não, muito fraco. Em qualquer área do esporte o monopólio do futebol ainda é forte.
8 – TEM PATROCÍNIO? Não
9 – PÚBLICO OU PRIVADO? N/A
10 – EMPRESA: N/A
11 – MINISTRA AULA TAMBÉM? Sim
12 – PARA QUAL FAIXA ETÁRIA? Todas, de 6 à 100 anos.
13 – TEM ALGUM ALUNO ATLETA SEU COMPETINDO? QUEM?
Não, não trabalho mais com atleta, só com promoção da saúde
14 – QUAL A MAIOR DIFICULDADE EM SER UM ATLETA DE LUTA EM SALVADOR?
O atleta de luta ele não pode trabalhar só treinar, se alimentar e descansar. Ele precisa ter patrocínio para poder manter tudo isso.
15 – EXISTEM LOCAIS PÚBLICOS PARA TREINO DE ATLETAS DE LUTA? QUAIS?
Hoje mais não.
 
16 – QUAL O GASTO MENSAL PARA UM LUTADOR SE MANTER?
Entre R$2.000,00 e R$5.000,00 para um Top de linha.
Fotos: Jeferson da Silva Santos


 
ENTREVISTA - Fábio Leal de Andrade


DATA DE NASCIMENTO: 19/07/1990
CURSO QUE FAZ NA FACULDADE SOCIAL DA BAHIA: Direito - SEMESTRE:
ESPORTE QUE PRATICA E HÁ QUANTO TEMPO.
Muay-Thai, 9 anos

DE ONDE SURGIU A VONTADE DE PRATICAR ESSE ESPORTE E COMPETIR.
Através de um amigo eu conheci o Muay-Thai, e a vontade de competir foi surgindo no decorrer dos treinos, com a vontade de me testar cada vez mais.

1) DEFINA COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDE POR SAÚDE FÍSICA E MENTAL.

Na minha opinião, a saúde física é o corpo está funcionando de forma plena, com saúde e perfeição. Não adiante se ter um corpo forte, quando este corpo foi adquirido com uso de substancias tóxicas e prejudiciais a sua saúde, preocupando-se apenas com a aparência, isto pra mim não é ter um corpo saudável. Como disse anteriormente, um corpo saudável deve funcionar com perfeição, ou seja, com harmonia, deve estar sempre sendo cuidado por dentro e por fora.

A saúde mental, talvez seja a mais difícil de ser atingida, pois, na correria do dia-dia, por muitas vezes acabamos negligenciado-a. Sempre lembramos do nosso horário de malhação, de nos alimentarmos bem, dormir cedo, estudar, trabalhar, e acabamos esquecendo de tirar pelo menos um momento do nosso dia, para cuidarmos da nossa mente, seja através de uma leitura, meditação, oração, conversar com um amigo, ai vai do gosto de cada pessoa.
Claro que estar com o corpo saudável, ajuda muito na manutenção de uma mente saudável e vice-versa, no meu caso, por exemplo, o meu treino, muitas vezes serve como uma válvula de escape de muitos problemas do cotidiano, que acabam tirando a nossa saúde mental, como estresses no transito, no trabalho e etc. Isso é muito importante, é claro, mas como disse antes, acho que devemos tirar alguns momentos do nosso dia, para cuidarmos diretamente dela, assim como tiramos para cuidar do nosso corpo.

2) VOCÊ TEM O DEVIDO CUIDADO COM SUA SAÚDE FÍSICA E MENTAL NO SEU PERÍODO DE TREINO PRÉ E PÓS-COMPETIÇÃO? COMO VOCÊ CUIDA DELA? (SAÚDE FÍSICA E MENTAL).

Quando não estou em período de competição, ou pós-competição, tento cuidar da melhor forma possível da minha saúde (física e mental), me alimento bem, pratico atividades físicas todos os dias e tento manter minha mente em harmonia.
Porém, no período pré-competição, no meu caso, quando marco alguma luta, o corpo sempre passa por sofrimentos. A rotina e a pressão durante o treino aumentam, a alimentação é reduzida para a perda de peso, e muitas vezes, ainda é necessário passar por um processo de desidratação momentos antes da pesagem. Claro que tudo isso, não é feito de qualquer maneira, sempre com ajuda de pessoas mais experientes, tentando de toda forma minimizar os problemas, porem, mesmo com todo amparo do mundo, sempre há um estresse grande no corpo e na mente durante esses períodos.
Mas tudo isso faz parte. Pode parecer estranho para quem nunca passou por isso. Não estou aqui de maneira nenhuma me queixando, pois este sofrimento tem um propósito e nunca é em vão, independente do resultado da luta.


3) COMO VOCÊ CONSEGUE CONCILIAR ESTUDO, TRABALHO E TREINOS?
Em épocas normais sim, da pra conciliar tudo. Porém, em determinadas épocas, sempre acabamos dando maior importância a um, e dando uma certa negligenciada nos demais, como por exemplo no período pré-competição, onde eu coloco o meu treino na frente de tudo,acabando por muitas vezes ate me esquecendo de estudar, assim como quando estamos perto de uma prova importante também fazemos o mesmo.

5) VOCÊ JÁ FEZ USO DE SUBSTÂNCIAS ILEGAIS?

Não.


4) VOCÊ TEM DIFICULDADE DE CONSEGUIR PATROCÍNIO? POR QUE.
Tenho. Acredito que seja pela falta de incentivo ao esporte, principalmente quando se trata de esportes não olímpicos.

segunda-feira, 6 de maio de 2013


Yuri Moura

Nome: Yuri Morenno Veras Moura de Almeida.
Data de Nascimento: 28/09/1984 (28 anos).
Inicio no esporte no Judo com 13 anos.
Meus mestres: Judo - Alex Sintra, Jiu-Jitsu até a faixa roxa Mauro, marrom e preta com Leoninas onde estou até hoje.
Represento as equipes: Boxe Eddi Matos, Thai Minotaurinho, Jiu-Jitsu Gracie Barra
Sempre gostei de competir, está no sangue, virar lutador foi uma consequências do dia dia de treino. Fiz a minha primeira luta em 2009, evento Demo Figth em Salvador
Meu cartel é de 5 vitórias, 1 derrota.
A mensagem que eu deixo, não serve só pra quem pensa em ser lutador mas todos que buscam grandes conquistas: Você jamais saberá a força que tem, até que sua única alternativa seja usa-lá !!!
 
 

Erick Parrudo


Eric Barbosa, 14/01/84, Salvador. Doze anos Boxe e Jiu-Jitsu, com 17 anos Thai ,com 22 Boxe.
Comecei com Kelson Pinto depois Raulindo agora Eddi, MMA Leonidas, Thai Minotaurinho.....GB...em 2004 por incetivo de meu amigo Kevin Souza na época não era lutador hoje é.
Hoje tenho 16 vitorias e 5 derrotas!!
Conselho: "Que este mundo está muito profissional que não entre no esporte só por causa da moda você pode machucar-se gravemente e se entrar,  dedique-se muito".
 
 

Mestre de Boxe Eddie ele foi o primeiro professor de Popó


Eddie Dias Mattos, nasci em 23/02/60, tenho 39 anos militando no boxe.

Fui Campeão 4 anos consecutivos nos pesos Galo e Pena.

Sou formado em Educação Física e Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior.

Tive mais de 100 lutas, pois antigamente lutávamos de 15 em 15 dias.

Meus treinadores foram: primeiramente Berereco - a quem só devo meus primeiros passos e quem melhor me identifiquei, Raimundo Sampaio, Edmundo Andrade e Manuel Viana.